Visite a Lojinha - Carimbos, Cuttlebug e muito mais!

8 de outubro de 2013

Bolo Cenográfico de Tecido - Circo

Eu decidi que queria um bolo cenográfico para a festa. Encontrei bolos lindos para alugar, mas resolvi que eu iria fazer o bolo!
Pesquisei e encontrei bolos de biscuit, E.V.A. e tecido. Me apaixonei pelos bolos de tecidos!


Motivo da escolha do bolo cenográfico e de tecido:
1. não queria um bolo de pasta americana
2. não sei usar biscuit
3. não estava certa que conseguiria dar bom acabamento com E.V.A.
4. já tenho afinidade com tecidos e na loja do Télio tinha certeza de encontrar o que eu procurava" (com a ajuda dele, é claro!)
Minha amiga Roberta comprou as bases de isopor em uma lojinha que ela conhece e que tem o preço muito bom. Eu comprei os tecidos no Bazar Santana (Loja do Télio) e ele me deu as dicas e o passo a passo.
Cheguei em casa e não aguentei esperar, na mesma noite montei o bolo, conforme as explicações e a minha cabeça.
  
Foi super fácil e rápido.
Passo a passo:
- base de isopor
- tecido
- alfinetes
Para cortar a tira de tecido é preciso medir a largura da base de isopor e
a altura de modo que tenha uma sobra na parte superior e inferior.
Centralize a tira na lateral da base de isopor e use os alfinetes  para que o tecido fique fixo na lateral da base.
Apoie a peça em uma superfície, faça pregas na parte superior (com as mãos mesmo) e vá alfinetando cada prega até terminar toda a volta da base do isopor.
Vire a peça e faça a mesma coisa do outro lado.

 
Para unir uma base na outra (usei 3 tamanhos diferentes) eu usei fita banana, pois assim poderei usar os tecidos e as bases em outros trabalhos.
Você pode colocar o bolo em uma base de MDF ou em um prato de bolo com pé.
    

Quando decidi fazer o bolo cenográfico de tecido pensei em comprar o tecido e fazer uma espécie de fuxico e encapar a base de isopor.
Com as explicações aprendi que além de usar menos tecidos desta maneira como fiz, usando os alfinetes dá para desmontar o bolo depois e aproveitar o tecido em outros trabalhos e a base para outros bolos.

No topo do bolo eu coloquei uma bola de isopor forrada de tecido também, com um elefante de biscuit (que eu encomendei).

Para dar um acabamento melhor eu franzi uma tira de tule azul e coloquei sob a bola de isopor.
Ficou lindo e fez o maior sucesso!



3 comentários:

Joice disse...

Ficou lindo e perfeito !

Maria Laura Martins disse...

Oi, Luciana.. ficou divino o bolo.
A festinha do meu bebê será dia 22 de dezembro..
Tô adorando aproveitar suas dicas.. serão super úteis.

priscila disse...

luciana amei seu bolo, muito lindo. que tecido vc usou