Visite a Lojinha - Carimbos, Cuttlebug e muito mais!

12 de julho de 2009

Conservatória/RJ - Cidade das Serestas

Para quem mora no Estado de SP, dia 09 de julho foi feriado em comemoração à Revolução Constitucionalista. Assim, tivemos um final de semana de 4 dias!

Eu aproveitei para viajar um pouquinho, descansar, namorar e conhecer mais um pedacinho do nosso Brasil.
Você já ouviu falar na cidade de Conservatória? É conhecida como a cidade das serestas. Fica no Estado do Rio de Janeiro.

A cidade só tem movimento nos finais de semana, quando muitos turistas invadem as ruas atrás de música. Durante o dia não tem muita coisa na cidade, então aproveitamos para conhecer fazendas da época do café, cachoeiras, estradas de terra.

A noite íamos para a cidade para um bom jantar e muita música.
Os seresteiros fazem os shows na rua, onde improvisam banquinhos e a platéia canta junto com eles. Depois saem fazendo seresta pelas ruas da cidade e o povo acompanha e canta também.
Na frente de cada casa existe uma plaquinha com o nome de uma música. Conforme a seresta vai passando e para na frente de uma casa, canta a música da casa.
Pela estrada existem várias placas com poemas, preparando os turistar para o clima de Conservatória.
Antes de chegarmos na cidade, paramos na Fazenda São João da Prosperidade, ela está em reforma.
Nós ficamos na Pousada da Figueira, uma pousada linda, tudo novinho e muito bem cuidado pelo Celso, o proprietário.ambém é muito simpático e nos deu ótimas dicas de passeios. O café da manhã é delicioso e o nosso quarto tinha uma sacada para a piscina. A pousada não fica no meio do caminho dos seresteiro, então você pode dormir sossegado se quer fugir do barulho.

Chegamos na quinta-feira a tardinha e aproveitamos para descansar.
Na sexta-feira, depois de um super café da manhã e com as dicas do Celso nas mãos saímos em busca de natureza e belas paisagens.
Pela estrada de terra, mas em bom estado, passamos pela Ponte dos Arcos, vimos a Fazenda São Paulo, a Cachoeira São Fernando e a Fazenda Santa Clara.

A Fazenda Santa Clara é aberta para visitação e quem nos acompanha é uma das donas. A Fazenda foi usada para a reprodução de escravos, tem 365 janelas e 2 andares.
Passamos por outras cidades e fomos até Valença, de onde voltamos para Conservatória. A noite fomos para a cidade ouvir as famos serestas.

No sábado fomos em direção à Serra da Beleza, de onde podemos avistar terras de Minas Gerais.

Agendamos uma visita à Fazenda Florença, uma das fazendas usada para as gravações da novela Paraíso da Rede Globo. Lá é a casa da Santinha.

A proprietária é a Graça e é ela que nos acompanha na visitação. Atualmente ela mora na sede e construiu um hotel. O lugar é lindo! No final da visita tomamos café com bolo, queijo e canjica.

No sábado a noite choveu bastante e foi ótimo para dormir!
Domingo acordamos tranquilos, tomamos café e pegamos a estrada de volta pra casa.
No meu orkut tem mais fotos do passeio.